2 de abr. de 2009

O CORPO DA VOZ


Uma noite de conversas, risos, murmúrios e sussurros

Sábado, 04/04, às 19h na Livraria Odeon

Lançamento do primeiro número da revista "Parole # 1; The Body of the Voice/Stimmkörper" (Palavra # 1; O Corpo da Voz) de Annette Stahmer - editora

Com performances e palestras de Brandon LaBelle, Annette Stahmer, Rubens Pileggi e Alex Hamburger *

Primeira de uma série de publicações que abordarão a materialidade da linguagem, colocando-a em evidência a partir de várias perspectivas, meios e processos. Essa edição é dedicada à voz e à sua corporrealidade: envolve tanto a relação da voz com o corpo que a produz, quanto com a forma que pode ser originada a partir do processo da fala - na qual a voz pode ser considerada um corpo em si ou se transformar na combinação com um novo corpo.

"Parole # 1; The Body of the Voice" (Palavra # 1; O Corpo da Voz) é uma coletânea de textos e ensaios realizados por artistas e cientistas internacionais que investigam o "material fugaz" da linguagem, numa tentativa de apreendê-lo, fazê-lo visível e dotá-lo de um corpo perceptível.

Com colaborações de Zhang Huan, Steven Connor, Brigitte Felderer, Patrick Feaster, Karl Clausberg, Peter Trop, Nikolaus Gansterer & Constantin Luser, Andreas Fischer & Thomas Knoefel, Georg Nussbaumer, Brandon LaBelle, Pierre di Sciullo & Antoine Denize & Laurent Colomb, Valeri Scherstjanoi, Friedrich W. Block, Jaap Blonk & Melle Hammer, Christina Thurner, Jenny Schrödl & Vito Pinto, Doris Kolesh, LIGNA, EranSchaerf, Fabienne Audéoud, Olivier Foulon.

* Participantes:

Alex Hamburger (Brasil) Desenvolve trabalhos de poesia visual e sonora, poemas-objeto, livros de artista, performances, e obras multimídia. Desenvolveu, por 7 anos, várias parcerias com a artista Márcia X. Publicou 4 livros de poesia experimental e 2 CDs de poesia sonora, alguns deles figurando em acervos de instituições de arte contemporânea como a Printed Matter Book-store de Nova Iorque e Compendium of contemporary Fine Prints – Hamburgo – Alemanha.

Annette Stahmer (Alemanha) Designer e pesquisadora interdisciplinar nos campos da linguagem e da comunicação, trabalhando as relações entre a fala, a escrita e a materialidade da linguagem. entre seus recentes projetos estão Memory Map, na cidade do México e Wir Verheimlichen nichts no Museu Quartier, em Vienna, ambos de 2008.

Brandon Labelle (Inglaterra) Artista, escritor e editor da revista Surface Tension. Trabalha com sons, lugares, corpos e fricções culturais. É professor da Academia Nacional de Artes, in Bergen, na Noruega. Participou, recentemente, do evento Poéticas Experimentais da Voz (Rio e Curitiba).

Rubens Pileggi (Bela Vista) Artista, escritor e agitador cultural, trabalhando com performances e ações de intervenção. Mestrando pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Idealizador e coordenador do evento Arte em Circulação, em Curitiba (2008), do projeto Documento Capacete 2009 e do Dia do NADA (http://nothingday.blogspot.com). É autor do livro Alfabeto Visual.


Livraria Odeon
Praça Floriano, 07 (Cinelândia, mezanino do Cinema Odeon Petrobras). Centro - Rio de Janeiro - RJ.
Infos: (21) 2240-2920 / contato@livrariaodeon.com.br

Nenhum comentário: