20 de out. de 2007

eroticomia

EROTICOMIA

Erotismo, sensualidade, pornografia, prostituição, tráfegos sexuais, tráficos armados, travestis, transexuais, putaria, o sexo e a morte do funk, a favela, o BOPE, o espaço público do consumo e da guerra.

A sensualidade do porte da droga e da arma produzindo vontade de sexo. A venda, a compra. A carne vendida por atacado, a carne que não vale nada, o sublime injetado no poder do tiro na vida, na coca. O photoshop.

Falar em sensualidade sem falar em violência seria retirar um importante duplo da sensualidade. Ninguém quer almoçar com Sade e Masoch, mas voyerizá-los para se apavorar. E depois voltar para um certo território identificável onde os preconceitos servem de muralha para se pular de vez em quando no pensamento ou no ato esquizofrênico do consumo escondido.

O sujeito-carne, a carne objeto. Seja homem, mulher, criança, velho, boi, eletricidade, o que for.

Pra além da catarse e do choque, afirmamos as formas de mobilização onde consciência e desejo, tesão e atenção, escolha e acaso possam pertencer ao nosso estado de realidade, virtualidade e presença. Os fótons da tela do computador queimam minha retina. Erótico, presencial, ânima, animal.

Mas que não se esqueça do riso rindo-se de si mesmo.

Esses são os conteúdos do evento EROTICOMIA.

O EVENTO:

A criação de um ambiente imersivo de reflexão sobre o sexo e as práticas de sexualidade, sensualidade e erotismo..

O evento conta com a participação de artistas plásticos, visuais, Djs, Vjs e performers que estão sendo desafiados a produzirem trabalhos sobre o tema do erótico . E tem por princípio a criação de ambientações cênicas, obras visuais, como fotografia, filmes, vídeos, projeções, imersões, show erótico, culinária e drinks afrodisíacos, a fim de trazer ao público os sígnos e afetos que esse tema depreende.

ARTISTAS CONVIDADOS:

Ade Evaristo e Monaliza Silper

Alberto Saraiva

Alex Hamburguer

Alexandre Vogler

Dj André Amaral

Bia Veneu

Clayton Leite

Fabiane Borges

Vj Fernando Timba

Jane Eloy e Natalie

Dj Jonas Ohlsson

Leo Videla

Vj Luiza Pimenta

Negrah e suzaninha

Rubens Pileggi

Viviane Rangel

PÚBLICO ALVO

Esperamos cerca de 400 pessoas entre artistas, críticos de arte, intelectuais, produtores, profissionais do sexo, acadêmicos, visinhos do bananeiras, interessados no tema erótico, glbtt, etc.

PROGRAMA: Performances, vídeos, filmes, apresentações, som, instalações, comidas e bebidas afrodisíacas, etc.

RETORNO DE MÍDIA: Envio de folder e texto conceitualizando o evento para revistas, jornais online e impressos, tv e rádio. Mídia dentro do circuito da arte contemporânea.

PARCERIAS:

ESPAÇO BANANEIRAS: Em seus sete anos de existência o Espaço Bananeiras realiza mais um evento coerente com sua opção por ser um espaço alternativo no circuito de arte carioca. Os projetos efetivados nesse espaço, muitas vezes funcionaram como intensos laboratórios para viabilização de trabalhos em espaços institucionais, assim como exposições que priorizam a aproximação entre artistas e público. Esse projeto atual, Eroticomia, é mais um desafio no tocante a arte, vida, ativismo, política; O Espaço Bananeiras inaugura um novo período de pesquisa e experimentação com expectativa de multiplicação e desdobramentos de outros projetos.

DASPU: A participação da ong DAVIDA com a grife DASPU tem muitas funções, como apresentar sua coleção de roupas eróticas, suas performances sexuais, trazer a discussão sobre o papel da prostituição na história da sociedade, e forçar-nos a pensar o erotismo próprio dos domínios da prostituição. Sua presença é de extrema importância para trazer à tona as questões sobre preconceito, sexualidade e vida pública.

GLOBAL: O lançamento do último número da revista GLOBAL tem a função de atiçar a discussão política s obre erotismo, sexualidade e capitalismo, produzindo pensamento em torno das relações entre poder e sexo e ampliando as interpretações sobre signos sexuais, fetiches, mercado e meios de produção. Além de trazer um público intelectualizado, advindo de diversificados seguimentos culturais do Rio de Janeiro

ORGANIZAÇÃO:

Beatriz Veneu ( beaveneu@gmail.com ) (021) 22212402

Leonardo Videla ( leovidela@gmail.com ) (021) 22212402

Fabiane Borges catadores@gmail.com - (021) 94420532

Rubens Pileggi ( pileggisa@gmail.com ) (021) 81718059

Viviane Rangel ( viviane.rangel@gmail.com ) (021) 81555526

Nenhum comentário: