6 de nov de 2007

citizen kane

Lá em baixo, em leia mais, no blog da uol está assim:
Livros ajudam a escolher a profissão e a entender o mercado de trabalho
e com vocês, a materia:


06/11/2007 - 02h05

Estudantes ocupam reitoria da PUC-SP

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 150 alunos da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, uma das mais tradicionais universidades paulistas, ocuparam sua reitoria na noite desta segunda-feira. A decisão dos estudantes ocorreu após uma audiência pública promovida pela direção da universidade no Tuca, o teatro da PUC.

O objetivo era discutir o chamado "Redesenho Institucional" da universidade, plano de reestruturação cujo objetivo, segundo a direção, é "dar à universidade novas estruturas que permitam dinâmicas mais ágeis e integradas para a realização de suas atividades-fim". Estudantes contrários à medida, porém, alegam que ela aumenta a centralização das decisões, acaba com a autonomia dos cursos e impõe uma "lógica de mercado", privilegiando os cursos que geram mais lucro.

Afirmando que a direção da universidade não permitiu a discussão do projeto na audiência, um grupo de estudantes se reuniu na saída do teatro, numa "assembléia emergencial", e decidiu, então, ocupar a reitoria em protesto --na frente do prédio, foi colocada uma faixa com os dizeres "Sob nova direção".

Por volta da 0h30, policiais do GOE (Grupo de Operações Especiais) chegaram ao local, para tentar negociar com os estudantes, mas foram embora pouco depois, sem sucesso. Policiais militares, porém, continuaram no local.

A PUC ainda tenta se recuperar de uma grave crise financeira, que levou a diversas demissões e protestos. A direção da universidade não foi encontrada para comentar a ação dos estudantes.

Colaborou a Agência Folha

Nenhum comentário: