25 de abr. de 2008

Cesar Lattes



Curitiba, 11 de julho de 1924 — Campinas, 8 de março de 2005


César Lattes... figura de talento e carater, já ouviu falar?


"Em 1948, já conhecido como o descobridor da Meson-Pi, Lattes deixa Bristol e parte rumo à Universidade de Berkeley, nos EUA, onde trabalhou com o físico norte-americano Eugene Gardner. Com final de sua bolsa, o brasileiro foi convidado para se unir aos cientistas da prestigiada Harvard, também dos EUA, mas recusou o convite. "Naquele tempo, ninguém ia para lá com a idéia de fazer carreira. A gente pensava em melhorar o Brasil", contou o físico à revista Ciência Hoje, do Rio de Janeiro, em uma ocasião."

trecho entrevista( 1996):

"O senhor considera satisfatório o nível da física praticada hoje em dia no Brasil?
César Lattes - Não.

Por que?
César Lattes - Acho que hoje há muita química e pouca física nos centros de pesquisa do País. Atualmente, a moda na ciência é a física analisar as propriedades dos materiais. O que, para mim, está mais para a química do que para a nossa disciplina. Além disso, esse tipo de saber tem pouca aplicação no Brasil. Para quê indústria está se fazendo essa pesquisa? Para as indústrias dos países ricos.

Para onde então deveria se dirigir os esforços de pesquisa?
César Lattes - Para as fontes de energia alternativas e baratas. Haveria muito mais potencial de aplicação aqui desse tipo de conhecimento."

http://www.geocities.com/Athens/Agora/9443/C6.HTM

Valeu Ancorar!
p.s. - meu colégio, no interior, levava o nome dele até o dia em que morreu o filho de um transgênico lá - dando pau no carro do papai - e trocaram o nome do colégio!

Nenhum comentário: