17/12/2008 - 17h30
Novo habeas corpus é negado à pichadora da Bienal e caso pode ir para Brasília
Rodrigo Bertolotto
Do UOL Notícias
Em São Paulo (SP)
O desembargador Fernando Matallo, da 14ª Câmara de Direito Criminal de São Paulo, negou nesta quarta-feira (17) novo pedido de habeas corpus para Caroline Pivetta da Mota, que foi presa por pichar uma parede na Bienal de Artes de São Paulo. Na sexta passada, ele já havia indeferido um primeiro pedido.
FORA E DENTRO
A defesa da pichadora está agora a cargo de um ex-auxiliar de Márcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça durante a primeira gestão de Lula (2003-2006). O advogado Augusto de Arruda Botelho, que trabalhou quatro anos no escritório do ex-ministro, assumiu o caso, que passara antes por uma advogada contratada por um pichador amigo e depois ficou a cargo da Defensoria Pública.
Arruda Botelho aguarda até a tarde desta quinta para ver se será decretada a liberdade provisória da pichadora, que foi pedida pelos defensores públicos. Caso contrário, ele levará o caso para Brasília, tentando em instância superior o que a defesa não conseguiu até agora nos tribunais paulistas.
Mãe da detida, Rosemari Pivetta da Mota recebeu na última segunda-feira dois oferecimentos de ajuda. Ela optou por Arruda Botelho, que já ganhou visibilidade na mídia por defender Freud Godoy, ex-assessor da Presidência, no caso da suposta compra de dossiê sobre políticos do PSDB nas eleições de 2006.
A outra oferta de ajuda partiu do próprio ministro da Cultura. Juca Ferreira ligou pessoalmente para a mãe da detida e ofereceu auxílio jurídico. O contato foi feito após Rosemari mandar um e-mail para o ministério agradecendo as declarações favoráveis à liberação de sua filha. Ferreira ligara anteriormente para o governador paulista, José Serra, e também para o presidente da Fundação Bienal, Manoel Francisco Pires da Costa, solicitação uma interferência.
O ministro da Cultura classificou o caso como "um escândalo". Foi a primeira manifestação de um político sobre a prisão. Antes, artistas fizeram protestos no fechamento da mostra, promoveram um abaixo-assinado pela liberação e se pronunciaram na imprensa contra a detenção. Já pichadores amigos de Caroline se manifestaram pintando muros no centro de São Paulo e a fachada da casa do ex-prefeito Celso Pitta.
Outra manifestação política veio na segunda-feira com o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi. Ele comparou a situação da pichadora com o caso do banqueiro Daniel Dantas. "A jovem está presa há 50 dias por ter pichado uma sala da Bienal. Infelizmente, Daniel Dantas ficou preso por muito menos tempo", afirmou o ministro.
Por pintar uma parede branca no andar vazio da Bienal, Caroline está sendo processada por destruição do patrimônio cultural, que prevê pena de um a três anos, dos quais ela, mesmo sem julgamento, já cumpriu quase dois meses, afinal está detida desde 26 de outubro. Atualmente, Caroline encontra-se na Penitenciária Feminina Sant'Ana, no Carandiru, depois de ter passado três dias no 36º Distrito Policial, localizado no bairro do Paraíso. Ela já tinha passagem policial por envolvimento em outras detenções de pichadores.
E AQUI, A VISAO DE UM CAMARADA, ASLAN CABRAL (www.arteatual.blogspot.com):
Eu sei mesmo de uma coisa:
é que eu não acho uma coisa só sobre esse assunto, e que todos os comentários deixados têm sido um amontoado de "eu acho isso" "eu acho aquilo" mas ninguem pensa direitinho ou procura saber de nada.Só achar achar e achar!
Vocês já pensaram na poluição visual que existe na cidades onde vivemosPor acaso nos deparamos muito mais vezes mais a marca da NIKE, MACDONALD'S, COCA COLA, NIVEA, CARREFOUR, C&A ou qualquer outra marca registrada que não nos pertence(nem aos nossos vizinhos)??ou com pixações pela rua???Basta vc está lá na praia e :tic! um saquinho plástico com a marca do carrefour poluindo o mar(que polui consequentemente todo o planeta).Outro bom exemplo é a gente num dia de chuva ficar tooodo molhado, por não ter um abrigo dígno para esperar os onibus,enquanto o "backlight"(o lugar impecavelmente iluminado onde ficam as propagandas nos pontos de onibus) exibe dia e noite uma ensolarada propaganda de um produto que, embora seja essencial para sua saúde(protetor solar), continua sendo vendido à preço de COSMÉTICO!!Existem várias maneiras de marcar o mundo com a sua marca.E pelo que me parece, a pixação é uma das mais "isoladas" em pequenos grupos, e que pode ser convertida, diminuída, diferentemente interpretada, e ter seu responsável punido( caso seja necessário[e com uma punição que saiba como avaliar tal ato])
Existem milhares, bilhares, trilhares....uma infinidade de corporações por trás das marcas que não estão nem aí para o fato de estarem poluindo muros, paisagens, momentos e nossas vidas inteiras com seu marketing milionário.Isso sem entrar nas questões de experimentos trangênicos, radiotivos realizados em muitos destes produtos que ingerimos, vestimos, ouvimos várias vezes por dia e ainda acreditamos serem necessidade vitais para nosso corpo e organismo.
Gente!Num quero nem misturar as coisas e ficar falando que isso é arte ou não é!Mas isso é expressão.Se dentro das nossas normas,leis isso é crime para uma pessoa passar dois anos esperando julgamento dentro de uma cadeia"comendo frango frio!" como disse alguém aí!(quem come frango frio é vc, dentro de uma prisão as pessoas comem umas às outras) e a gente aprovar isso aprovam descaradamente isso, gostaria de lembrar-los que existem questões bem maiores precisando de sua atenção e revolta.
Lutem, declarem, usem seu tempo para fazer com que seja crime também para punição a poluição, desmatação, violência,esgotação do nosso planeta por interesses capitalistas, políticos!!Separem o lixo que é chega as nossas casas por todos os produtos de "extrema necessidade" que nos são apresentados diariamente nas tvs quando os apresentadores bonitos e simpáticos dizem:NÃO SAIA DAÍ!E na sequencia somos metralhados de necessidades vitais que já vem com marca, dosagem e embalagens legais.
A caroline fez a marca dela, os pixadores têm as deles, ao meu modo eu tenho a minha e penso bem no que esta representa.Por favor amigos, vamos pensar direitinho.Como vi um dia destes:Um cara que matou uma mulher, foi condenando a 6 anos de prisão!A mulher morreu, não volta nunca mais.Uma garota que pixou uma parede branca, que no fim da noite já estava branca novamente, ter que ficar até 2010 da cadeia.
Não é demais!?
Não podemos ficar nessa posição de "eu acho isso" "eu acho aquilo" mas como eu não sou diferente de vocês, apesar de analisar e acreditar em pontos bem diferentes para pedir justiça:
EU ACHO que vocês estão indo longe demais com essas opniões.
Pensem bem queridos amigos humanos.obrigado pela atenção
18 de dez. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário